Rondônia em Ação

6º Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual renderá resultados ‘em pouco tempo’, avalia secretário

“Temos uma oportunidade de ajudar o Brasil e faremos isto iniciando pelo Norte”, declarou o secretário de estado da Segurança, Defesa e Cidadania de Rondônia, coronel Liberto Caetano, na quarta-feira (30). Ele participou, no auditório da Faculdade Uniron, do ciclo de debates da reunião do Pacto Integrador de Segurança Pública Interestadual, que acontece em Porto Velho.

Caetano foi saudado pelo delegado Ricardo Brisolla Balestreri, presidente do Pacto Integrador, como uma jovem liderança que desponta com perfil nacional.  “Significa que coisas boas ainda acontecem no Brasil”, reforçou como elogio ao secretário rondoniense.

O conteúdo da reunião Pacto Integrado possibilita a ampliação de debates sobre temas relevantes na área da segurança pública, segundo o secretário da Caetano. Ele acrescentou que o colegiado faz com que as discussões avancem.

A Polícia Civil de Rondônia, conforme o secretário, tem muita qualidade e está avançando em capacitação. Sobre o Corpo de Bombeiro Militar, que ele comandou em Rondônia, definiu como uma instituição capaz de prestar serviços na área de saúde, inclusive com aeronaves que transportam pacientes para várias partes do país. Ele não deixou de citar a Polícia Militar, a quem fez elogios para eficiência.

FRONTEIRAS

“A segurança pública que se discute aqui (na reunião do Pacto Integrador) é diferente e os resultados positivos serão percebidos dentro de pouco tempo”, previu o secretário.

Ele destacou ainda que é possível ajudar as polícias do Rio de Janeiro através de eficiente trabalho nas fronteiras com os países vizinhos, uma vez que parte da droga que abastece o comércio fluminense passa pela região Norte.

Na avaliação de Ricardo Brisolla Balestreri, a 6ª reunião do Pacto Integrador superou todas as expectativas. Ele acentuou que foram ótimos os debates e que a reunião dos secretários de segurança de todo o país foi prática e encerrada com encaminhamentos positivos.

“Sintam-se prestigiados”, disse Balestreri aos participantes da reunião. “Pela primeira vez, o alto escalão do Ministério da Justiça esteve presente, incluindo o ministro Torquato Jardim”, concluiu.

Leia mais:

 Pacto Integrador defende ação integrada contra crime organizado nos estados


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia