Rondônia em Ação

Reitor da Unir pede apoio para urbanização de Campus

Em contrapartida, Ari Ott ofereceu apoio de cooperação técnica para qualificação de servidores.

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, recebeu na quarta-feira (22) a visita do reitor da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Ari Ott, que pediiu apoio do para ações pontuais dentro do campus da capital, localizado na BR 364, sentido Rio Branco (AC). Do encontro também participaram o chefe de gabinete do prefeito, Breno Mendes e os professores Adilson Siqueira, chefe de gabinete da Unir e Charles Silva, diretor administrativo do Campus.

Na ocasião, o reitor da Unir entregou ofício com as solicitações como o apoio à manutenção do Campus, mediante contrapartida que poderá ser por meio de convênio ou cooperação técnica, pelo qual a universidade realizaria cursos de capacitação para funcionários da prefeitura, principalmente da área técnica.

Ari Ott falou também da necessidade de melhorar a urbanização do Campus com o asfaltamento de parte da área interna e a realização de tapa-buracos, além da sinalização horizontal e vertical das vias internas, com a colocação de placas, pintura das vias e faixas de pedestre; manutenção periódica dos postes de iluminação e a construção de um terminal de ônibus, com local para descanso dos motoristas e cobradores.

O reitor também adiantou que a instituição tem as lâmpadas necessárias para reposição, mas não dispõe de quem faça o trabalho. A Unir também já adquiriu o asfalto a frio para o serviço de tapa-buraco, mas esbarra na questão da falta de mão de obra para realizar o trabalho. O reitor repetiu solicitações que não foram atendidas pela gestão anterior.

Sempre disposto a estreitar parcerias com outras instituições, o prefeito Hildo Chaves se prontificou acionar a Empresa Municipal de Urbanização (Emdur) para a fazer a reposição das lâmpadas e a troca de postes, caso haja essa necessidade e a Subsecretaria de Transportes e Trânsito (Semtran) a verificação de sinalização das vias e a Subsecretaria de Obras (Semob) para e operação tapa-buraco.

“Essa é uma parceria importante para o município, principalmente no que se refere a contrapartida que a universidade pode oferecer, como é o caso da qualificação de servidores, que pode ser trabalhada junto com a Fundescola. E toda proposta que vier para somar, para melhorar Porto Velho, será bem vida, pois é disso que precisamos”, disse o prefeito.