Rondônia em Ação

Unidade de Segurança contará com psicólogos e assistentes sociais

Seas integra projeto ao disponibilizar psicólogos e assistentes Sociais para unisp

VALDIRALVES GALLO - INFORMAÇÕES: SESDEC

A inauguração da Unidade Integrada de Segurança Pública na região central da cidade, nesta quarta-feira (15/2), traz para a população o conceito de atendimento aos usuários do serviço público que o governo implanta gradativamente. Além dos órgãos considerados tradicionais de segurança, que integram as Unisps – Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil -  Detran, Polinter e área social do governo também está presente. A Seas vai integrar o projeto ao disponibilizar psicólogos e assistentes Sociais para o atendimento na unidade.

Na avaliação do governador, o atendimento psicológico, é um ato importante.  Alguns casos poderão ser resolvidos por esses profissionais, especializados em ouvir, conversar e solucionar problemas  considerados sérios com a facilidade do diálogo. Muitas vezes o problema nem é de policia ou de prender alguém. Mas sim de conversar, disse o governador.

CAETANO COMENTA PARCERIA COM A SEAS (ASSISTÊNCIA SOCIAL) (Foto: MÁRCIA MARTINS)
CAETANO COMENTA PARCERIA COM A SEAS (ASSISTÊNCIA SOCIAL) (Foto: MÁRCIA MARTINS)

Repartições  

A unisp centro contará com o 1º e o 3º DP’s, com todo o seu efetivo no primeiro andar; o prédio abrigará também: dois cartórios; duas salas de audiência de custódia; uma sala para o delegado titular; uma sala para o adjunto. Além de três outras salas também destinadas a delegados. Copa; sala de descanso; sala de espera para vitima, são áreas que a unidade também oferece e que não existiam nas delegacias tradicionais.

A Sevic - Serviço de Investigação e Captura (1e 2) -, e o Detran também funcionarão no primeiro andar que dispõe  de 28 repartições para o atendimento geral. Já a Polícia Militar, o corpo de Bombeiros e o 1º Grupamento da Defesa Civil do Estado serão encontrados no segundo andar, em 21 repartições. 

CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO (Foto: MÁRCIA MARTINS)
CERIMÔNIA DE INAUGURAÇÃO (Foto: MÁRCIA MARTINS)

WORKSHOP INTEGRAÇÃO: Equipe passa por treinamento 

No final de 2016, o governo de Rondônia, por intermédio da Sesdec com o apoio da Seae (Superintendência de Assuntos Estratégicos) realizou o Workshop Integração. Ao todo, mais de 100 funcionários da segurança pública participaram do treinamento e se prepararam para trabalhar em duas das quatro unisps de Porto Velho.  “Esse treinamento foi fundamental para que os servidores pudessem chegar na unisp e prestar o melhor serviço ao usuário. É a humanização do atendimento, disse o secretário, Lioberto Caetano.

SERVIDORES SEDEC EM TREINAMENTO - DEZEMBRO / 2016 (Foto: VALDIRALVES GALLO)
SERVIDORES SESDEC EM TREINAMENTO - DEZEMBRO/2016 (Foto: VALDIRALVES GALLO)

Na ocasião, o treinamento tratou de temas considerados relevantes para o dia a dia de uma estrutura organizacional. O trabalho em equipe, por exemplo, na avaliação dos palestrantes, é o primeiro passo para o bom andamento das ações propostas e o resultado pretendido. Trabalhar em equipe significa reconhecer primeiro: a si próprio. Depois, reconhecer o potencial de trabalho do outro. Ter o entendimento da diferença entre as pessoas.  Respeitar a diversidade de opiniões é fator decisivo.  Escutar o outro é uma das maiores virtudes.

Abordagens como essas, foram citados pelo governador Confúcio Moura  e também pelo secretário de segurança no ato de inauguração da Unisp Centro. “Quando escutamos o outro, produzimos algo ainda mais importante, que é o diálogo. Não há nada mai importante numa gestão que o diálogo”, disse o governador.

Participaram do evento de inauguração da Unisp Centro, alem do governador Confúcio Moura e o secretário de segurança Lioberto Caetano, o secretário chefe da Casa Civil, Emerson Castro; o secretário de planejamento, George Braga;  a secretária de Assistência Social, Herika Fontenele; o comandante geral da PM, coronel Ênedy; do bombeiro, coronel Rodrigues; dentre outras autoridades.
Com investimento total de quase R$ 4,2 milhões, parte dos recursos, R$ 3.5milhões  correspondem à construção do prédio. O restante foi empregado na refrigeração e mobiliário. A unidade inaugurada quarta-feira (15) é a segunda a funcionar na capital que terá quatro Unisps.

Confúcio inaugura Unidade Integrada de Segurança na região central da capital